Eusébio: partiu mais um Amigo pra Vida

Joana Brito Fontes
Voluntária da Federação Portuguesa pela Vida
5 de Janeiro de 2014

Não posso deixar em branco estas linhas…olhando para as notícias em barda a que há horas assisto, lembrei-me das longas conversas que tive com Eusébio, quando preparávamos pelo país inteiro o referendo "Não Obrigada" em Portugal (2007).
Na época eu estava encarregue de contactar figuras públicas para o "endorsement" de uma campanha que se adivinhava dura e trabalhosa.
Uma comunicação que teria que ser pacificada. Nas palavras, nos actos, e na seriedade do que defendíamos todos. A Vida. Dar a Mão, Pois toda a Vida é um Bem Maior…!
Sem credos, cores politicas, etc., a Vida, era, e será sempre um Bem Maior.
Eusébio, homem muito admirado por todos os portugueses e tantos pelo mundo fora, foi das primeiras pessoas a dar o seu nome. Infelizmente, por não se encontrar bem, penso que por questões de saúde, e sempre sem se queixar, Eusébio da Silva Ferreira, não chegou a fazer nenhuma acção presencial. Não foi o único. Mas hoje são para ele estas palavras, pois das conversas que tivemos tinha sempre uma palavra amiga, e em circunstância alguma não deixou de as ter e as dar sempre que podia.
Encabeçou sem medo ou hesitação aquilo em que acreditava.
Chegou a dizer-me " sou moçambicano, e quem passa por lá sabe o que falo, fui muito pobre, mas educado e a crescer acreditando que a Vida de um ser humano vale mais que todo o ouro do mundo"
Ágata, Fernando Santos, Nelson, Elton, Wilson, Anderson, Jorginho, Pedro Emanuel, Dunga, Caca, Aloísio, Ezequiel Luz, Álvaro Braga Júnior, Salomão Videira, Ribeiro Cristóvão, Glória de Matos, Manuela Maria, Ana Brito e Cunha, Patrícia Brito e Cunha, Ricardo Carriço, Pepe Rapazote, Mariana Rey Monteiro, José Carneiro de Almeida, Sheik Munir, Pedro Luvumba, Nuno Rogeiro, Ruben Alves, Gentil Martins, João Canto e Castro, Maria João da Câmara, Katia Guerreiro, Familia Ribeiro Telles, José da Câmara, Maria João Quadros, Sérgio Rossi, Nikita, Tito Paris, José Campos e Sousa, To Zé Brito, Pedro Vaz, Maria João Lopo de Carvalho, Tereza Siqueira, Caminho, Francisco Rebelo de Andrade, Aramac, António Pinto Basto, Luis Filipe Reis, Carlos Godinho, Adolfo Gonzalez, Rita Ferro, Laurinda Alves, Luís Villas-Boas, Força Suprema,… e perdoem se me esqueço de alguém…
Obrigada, Eusébio por ter sido Amigo da Vida. Obrigada pelas suas humildes e sábias palavras, a ternura com que referia ao seu país, a sua família, aos seus amigos, e todas as expressões que me obrigaram a pensar e a dar "valor a todos e cada um, porque todos somos insubstituíveis, pois não há nem um de nós igual a outro". Obrigada..!
Obrigada ao seu amigo Tinoco que nos pôs em contacto em 2006.
Mais do que uma campanha, ou um resultado, o Eusébio acreditou nas pessoas, nas causas, e em momento algum desistiu. Sempre "sem medo" !
Obrigada por ter(em) feito parte desta Grande Equipa que tem milhões de adeptos pelo mundo, que não marca golos, mas salva vidas, e dá voz a quem não tem voz.
Que a sua voz, a sua Vida, seja lembrada com a Alegria que lhe era reconhecida, a simplicidade que o caracterizou, e com a humildade com que se dedicava ao que o mundo não via. A sua família, os seus amigos. E tantos que ajudou e ajudava.
Da minha, nossa, parte ficam memórias de uma enorme vitória, em que o premio não se vê mas sente-se, e transmite-se.
Uma vitória feita de valor. Sem preço.
A vitória da Sua Vida na nossa Vida.
Por tudo e por tanto que todos e cada um. Porque seremos sempre, pela Vida, Com a Vida e Para a Vida.
Só assim podemos DAR E SER mais e melhor. E tudo começa com um sorriso, continua e permanece com convicção …e não acaba…
"…quando estiverem tristes, chamem-me e eu irei ter convosco, Não chorem os que ficam, pois a saudade é também presença, e não será um adeus, mas simplesmente um até a vista, e eu estarei  lá para os receber" (Sto. Agostinho)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António