Ressaca

Suzana Toscano
ionline, 31 Jan 2014
Depois das Festas, chega a ressaca. Esgotado o tempo da breve visita, os nossos filhos voltam aos países que os acolheram. Estão diferentes e reparam nas nossas diferenças. Chegam cheios de energia, falam da vida que corre longe de nós, não conhecemos o seu dia-a-dia, as roupas que trazem, o novo corte de cabelo. Falam de amigos cujo nome nunca ouvimos, este é daqui, este dali, levam-lhes lembranças deste país curioso, muitos tiveram de ver no mapa onde fica, tiveram bailout? Ah, e como vivem, tão pobres? Guardam na bagagem coisas a que antes não ligavam nenhuma, camisolas tricotadas à mão, marmelada, dá-me aquela receita dos biscoitos. Nós rimo-nos das aventuras e dos novos gostos, perguntamos tudo, conta, conta, ó mãe, não consigo contar tudo, passa-se tanta coisa, onde guardaste aqueles sapatos de que eu gostava tanto, empresta-me o teu casaco, posso levá-lo?, ao menos aqui há sol, mas as pessoas são tão tristes, estão viciadas na crise, que livros tens que eu possa levar, tenho saudades de ler um romance em português.
Depois das Festas partiram e nós ficamos na ressaca desta breve turbulência, encolhidos na nova solidão, privados da sua juventude e dos seus sonhos, a desejar tanto que sejam felizes, mesmo longe de nós, se tem que ser. Felizmente, vem aí a Páscoa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António