Entrevista ao Padre Vasco Pinto de Magalhães

Revista Igreja Viva (Braga), 2014-01-31
     
       A  Assembleia da República aprovou recentemente uma proposta de resolução para um referendo sobre co-adoção e adoção de crianças por casais do mesmo sexo. Que opinião nos pode dar sobre este tema?

Sou contra o Projecto de Lei, apresentado por um grupo de deputados ao Parlamento, por não me parecer limpo, nem nos argumentos nem nos objectivos. Mas, sobretudo, porque o superior interesse da criança e o amor por ela não o exigem. O critério é a criança; o seu bem e não os interesses dos adultos. Aliás, nos casais heterossexuais, embora exista no Código Civil (art. 1975º) uma possibilidade legal de um "segundo adoptante", ninguém anda a falar disso e nenhum verdadeiro padrasto ou madrasta (que é o caso tipo!) deixará a criança, filha do outro, sem afeto e cuidados.
Daí, me parece que aqui há mais uma reivindicação do direito de adoptar e a procura da satisfação do estatuto de igualdade do que, realmente, um cuidado com a criança. Ora, ninguém tem o direito de adoptar, nem homo, nem heterossexual... As crianças é que têm o direito a ter uma família quanto possível equilibrada; direito a ser amadas e educadas. Por isso o exame do adulto para adoptar é exigente e não automático como este caso parece pretender.
Por outro lado, é claro que uma vez que (a meu ver muito errada e precipitadamente!) se quis igualar a relação homossexual à hétero e se lhe deu a categoria e estatuto de casamento (embora não formem, nem haja casal...), então a lei não tem por onde fugir para não conferir as mesmas possibilidades e "direitos". Esta é a questão: o ponto de partida é que tem estado errado; como entender-se numa base de desentendimento?
Contudo, é preciso repetir que adotar não é um direito, mas mais um dever e uma capacidade reconhecida a alguns; nem todos têm condições interiores e exteriores para proporcionar à criança um caminho saudável de crescimento e identidade. E também não é verdade, nem argumento, que todas as crianças institucionalizadas estão mal e sem afeto, sendo, portanto, automaticamente melhor entrega-las a uma pessoa homossexual... juntando, por vezes, o argumento do "coitadinho/a", não pode ter filhos.
Aliás:
1º Há casais heterossexuais que querem e podem, correctamente, adoptar...
2º Não está nada provado que a falta da figura masculina e feminina não seja importante e determinante. Este Projecto de Lei argumenta que isso é cientificamente irrelevante.
3º Isto não é um preconceito, como se acusa no tal Projecto. É um conceito antropológico testado pela experiência: a homossexualidade é, no mínimo, uma disfunção e uma desordem psico-afectiva.
4º Uma coisa é o respeito pela pessoa homossexual e os seus direitos, outra é afirmar, sem contradizer o que fica dito, que a legalização e institucionalização do "casamento" homossexual é um retrocesso civilizacional: aponta para um mundo sem futuro.
      O papa Bento XVI alertou-nos para o perigo da ditadura do relativismo e o impacto desta na democracia ocidental, enquanto sistema político representativo, uma vez que um grupo de deputados pode impor uma ética social na população que representam. Aponta algumas iniciativas concretas para que a Igreja ajude os seus fiéis a reflectir, de um modo sustentado e segundo a ética cristã, sobre este tema da co-adoçao?

Aponto, sobretudo, a atitude de não baixar os braços e reflectirmos sobre estas questões de fundo, em que não basta ter opiniões avulsas, mas também é preciso desmascarar as aparências e perceber que aqui os direitos humanos vão no sentido da criança: a criança tem direito a ter pai e mãe, de um modo equilibrado. Ser católico não é ir no engodo de entrar na batalha de opiniões de direita ou de esquerda, mas é, exactamente, ir ao Evangelho e cultivar o pensamento crítico: algo que me parece estar a faltar, por todo o lado…– deixamo-nos envolver pelo "emotivismo" das opiniões, pela regra da eficácia rápida, no subjectivismo do "eu cá acho que…", mas não se estuda as a questões. É necessária uma atitude pró-activa e um pensamento crítico. De resto, temos de estar atentos aos acontecimentos e meditá-los, e formar uma consciência que leve à defesa dos mais fracos e da família para que esta possa ser núcleo de uma sociedade nova. O Papa Francisco tem insistido nisso.
Em Igreja, oficialmente, a co-adoção não sido tema presente até porque a questão estava pendente. Todo este processo enferma de uma confusão inicial: a da suposta igualdade do casamento heterossexual e da união entre  homossexuais. Este é que é o erro de base, ou pelo menos a pretensão de base. Uma vez que isso foi legislado, e aconteceu neste país, tudo ficou dependente dessa circunstância.
Aliás, no casamento (heterossexual) não se fala de co-adopção. Fala-se da possibilidade eventual de poder haver um segundo adoptante. Então parece que querem mais que um regime de igualdade, um regime de excepção! Com certeza que há problemas a resolver: mas a co-adopção, tal como entende o projecto de lei apresentado (que eu li e considero ter uma estrutura muito ambígua e agressiva) não será o passo para que se chegue já à adopção plena por "casais" homossexuais? A verdade é que, se se admite o casamento dessas pessoas, não há razão para impedir a adopção, nem há razão de fundo para impedir a co-adopção. Se é uma equivalência, o regime será igual. A questão, para mim, é se essa união forma mesmo uma Família. Ou brincamos com os conceitos! De qualquer modo a preparação para a adopção deve ser exigente e criteriosa para dar à criança o crescimento e a harmonia.
É preciso não esquecer que a maioria tem força, mas não, necessariamente, a razão. Se for legalizado por uma votação parlamentar impõe-se pelo peso da  maioria; não quer dizer que tenha razão. Não creio que os partidos nos possam representar em questões de consciência e ética pessoal. Percebo que esta tentativa de referendo – pode obedecer a manobras variadas – mas traz para a praça pública uma questão que é mais que política e social. Quem é a Assembleia para legislar sobre a vida humana? Os direitos humanos não vão a votos. E os referendos têm o perigo de fazer crer que o legal é, necessariamente, ético. Contudo podem ter a vantagem de levar as questões a toda a gente e lhes dar oportunidade de pensar. Neste âmbito não posso alienar a consciência: os deputados que decidam por mim. Quem ficou preocupado com a hipótese do referendo? Quem pretende, sem mais, a igualdade plena de uniões, homo, hétero, etc? Onde estão as crianças a sofrer por falta de co-adopção?
Os direitos das minorias são para dar lugar às minorias consideradas humanas, reconhecendo o bem que a sua diferença traz. Não são para apadrinhar qualquer clube, nem para aplicar e impor às maiorias. A minoria aqui são as crianças. Um adulto nunca tem o direito a adoptar: as crianças é que podem ter o direito a ser adoptadas. O adulto tem o dever o adoptar, se tiver condições para isso e se for bom para a criança. Ninguém tem o direito a  adoptar! A criança tem o direito a ter uma família. Já o disse antes. Adoptar não é um direito da maioria heterossexual que o homossexual reivindique! O fragilizado, a criança "sem família" é que tem o direito a que se lhe proporcione uma vida digna e enquadrada, e é por isso que os exames para a adopção devem ser exigentes. 
O facto de já existirem alguns casos especiais é um precedente, mas não faz lei! É uma grande tentação nas questões éticas generalizar as excepções: tomar um caso extraordinário e legalizar a partir daí. Por exemplo, o do aborto no caso, gravíssimo, de uma menina de 14 anos que fica grávida do pai! Então, faz-se a "lei": as menores podem (devem) abortar! A moral não se faz universalizando o caso excepcional, emocional. Se as leis forem bem feitas terão a capacidade de ponderar os casos particulares. Mas a tentação emocional do "coitadinho" leva a uma moral relativista, uma moral "de situação". Não é lei, só casos! Outra coisa é a moral "em situação", capaz de reconhecer os casos concretos e perceber que aí pode haver, não apenas uma excepção, mas outra lei que cruza com a primeira e a redimensiona. Os raciocínios éticos de Jesus estão cheios disso: ele não vai contra a lei, introduz outras leis que relativizam as primeiras. Introduz a lei do amor, introduz a lei da justiça..
Voltando à co-adopção. É uma conversa muito difícil porque o ponto de partida não é comum: estamos a querer chegar ao consenso quando o ponto de partida é diferente; e por isso será sempre uma conversa de surdos. É esta a dificuldade. Quem lê o projecto de lei apresentado vê que há ali coisas que são afirmações gratuitas e agressivas. Por exemplo: quem não pensa assim é preconceituoso! Afirma-se também que a ciência provou que não há problema nenhum para as crianças terem dois pais ou duas mães... Ora, se o ponto de partida dos preponentes é este – que está por provar! – é este que se deve discutir. O problema é a paridade e a igualdade entre o dito casamento entre dois homens ou duas mulheres e o casamento entre um homem e uma mulher. Tanto faz?! É igualmente casamento? Eu digo redondamente que não é, basta olhar! Outra coisa é quererem ter o estatuto de união, de quererem viver juntos, e que isso lhes seja respeitado – com certeza! Agora, dar o nome errado às coisas, introduz a confusão. Ali não há casal nem acasalamento. Tem de se lhe dar outro nome: união de facto, direito a viver juntos, direito a comunhão de vida, etc. E como esta questão não está resolvida nem se pode resolver porque já foi legalizada, temos uma conversa quase impossível.
     Por sinal, aproxima-se o Sínodo extraordinário sobre a Família, convocado por Papa Francisco. Que poderemos esperar deste Sínodo, na sua opinião?, basta olhar! amento? Eu digo redondamente que nentre dois homens e o casamento entre um homem e uma mulher - tanto  amor por eàs

Eu espero um arejamento! Um arejamento de tensões, um descobrir novos horizontes, um pouco como este Papa tem feito, procurando que a Igreja se coloque nessa atitude. Faz-me lembrar o Papa João XXIII: quando lhe perguntaram o porquê de um Concílio, ele abriu a janela e disse: precisamos de ar fresco. Concretizando mais, acho que deste Sínodo poderá vir uma maior integração das pessoas de boa vontade, que algumas vezes se sentem marginalizadas e são pessoas de fé. Pode haver um maior diálogo e "mais lugar" para todos sem perder a exigência. Muitas vezes se confunde o diálogo e a tolerância com permissividade. Temos de saber coordenar bem a exigência com a tolerância. Tolerância não é permissividade. Perceber que a Igreja não está no mundo para julgar, mas para salvar, como este Papa tem dito. Haver um novo fôlego para as famílias, e uma vontade nova de lutar para que a família possa sair deste medo: medo de ter filhos, medo de não ter futuro... Que venha alguma coisa que ajude a família a não ter medo de ser família: por razões de política, de perseguição, por razões económicas... Uma sã teologia do sacramento e uma sã participação em redes de famílias; umas a apoiar outras e a partilhar. Se não existem as famílias grandes, podem existir comunidades mais interaccionadas. A família sente-se muito isolada, muito perdida. São complicados os problemas da educação, da liberdade de escolha da escola; e a falta de apoio económico tira futuro à família. A Igreja está aí para salvar, para mostrar caminhos, para alimentar a esperança.
O problema das pessoas "recasadas" é importante e tem muitas variantes. Há diferentes formas e graus de participação na Eucaristia. Há diferentes responsabilidades, quer no chegar a essa situação, quer nos deveres com os novos filhos. É preciso perdão, esclarecimento e criatividade na integração. Os recasados não estão excluídos. Todos nós temos os nossos limites e necessidade de reconciliação! Parece que a Igreja estava a viver a preto e branco. Uma das coisas que eu espero que acabe é esse sentido de exclusão, que vem de uma coisa perigosa da nossa pastoral: como se os recasados tivessem um estatuto único – há recasados e recasados! Há o recasado que, enfim, foi abandonado e que fez um luto longo de vários anos, e há aquele recasado que foi ele o culpado e que bateu com a porta, e até já tinha outra relação. Não podem ser tratados os dois da mesma maneira. Há o recasado que tem filhos para educar, e há o recasado que não tem. Já nas considerações do Papa Paulo VI aquele devia ter a possibilidade de acompanhar os seus filhos na catequese. É muito diferente o recasado que até gosta de ir à missa mas que não tem responsabilidades parentais diretas. Não se pode considerar tudo o mesmo, há muitas "espécies" de recasados.
Os cristãos ortodoxos admitem, para certos casos, um segundo casamento. Espero ainda um reconhecimento mais ágil de nulidade do sacramento, com o compromisso dos leigos preparados e em número suficiente para que os tribunais eclesiásticos passem a funcionar melhor. Os casos de nulidade, que são muitos, impõem um desgaste muito grande porque levam anos a fio a resolver-se, e são caros – e não têm de o ser! Isso teria resolvido muitos casos de pessoas que eu conheço, muito fiéis, e que têm pendentes casos de nulidade que faz impressão como não recebem sequer uma resposta, deixando a pessoa suspensa. Que as respostas da Igreja sejam: há caminho! Há graus, há aproximações. O amor exige compreensão pessoal da gradualidade.
     O que nos pode dizer sobre os nove meses de pontificado de Francisco, o primeiro "Papa jesuíta"? Que mudanças viu na Igreja?

Estes nove meses são uma gestação, que espero que deem grande fruto, que saia daqui muita vida. Estes nove meses são mais que promissores; já têm também efeitos muito concretos: sobretudo na maneira de estar em Igreja. Revela uma maneira de estar para os tempos de hoje: uma linguagem de proximidade e afeto, uma comunicação concreta, não só reflexiva, mas impulsionadora. Parece que a tínhamos perdido. Estávamos a falar para dentro, talvez com rigor, mas sem chegar às pessoas comuns, aos jovens, aos de fora. Temos aqui a prova de que é possível fazer-se entender, sair duma linguagem esotérica, clerical. Além do mais acompanhada do exemplo: este Papa não só fala como vai, telefona, acolhe, comunica com as pessoas; não só diz que se deve baptizar, ele baptiza! Sobretudo, creio que pode nascer uma Igreja muito mais marcada, por um lado pela alegria, por outro lado pela denúncia: são dois temas muito importantes deste Papa. Por um lado a alegria: vivemos da esperança, não podemos estar acabrunhados com os desaires deste mundo, que são imensos e terríveis! Os refugiados, as guerras, as estruturas de pecado, etc. Por outro lado, temos de olhar para o mundo com o olhar de Cristo, sem deixar de denunciar e de pôr o dedo nessas feridas todas. Não a denúncia para dizer mal, mas a denúncia que aponta caminhos, a denúncia que abre os olhos à realidade e desmascara interesses mesquinhos e perversos que estão muitas vezes por trás destas situações e que as fazem prolongar indefinidamente. Tudo isto que o Papa tem dito a propósito da Síria, por exemplo, a sua experiência de proximidade com os refugiados, é uma grande denúncia! Mas não são apenas palavras, são atitudes.
Também tem havido grandes mudanças, não só na estrutura interna do Vaticano, como uma maior liberdade na sua organização interna até à mudança de pessoas. Até nos processos de canonização, outra liberdade, sem estar preso a esquemas pré-fabricados que não são absolutos. Tem havido sobretudo um entusiasmo para que o clero seja mais apostólico e menos administrativo. Por vezes perdemo-nos nas burocracias, que são necessárias, mas... o tempo que os padres perdem a fazer contas! Trabalho que se calhar outra pessoa poderia fazer. Pode envolver-se o resto da Igreja.
Outro desafio concreto deste Papa está no de assumir-se como Bispo de Roma, tomando Roma como o seu campo apostólico directo: as visitas a paróquias, a proximidade das pessoas, etc. Acho que é uma grande recuperação genuína do que é ser bispo. As coisas são históricas e têm de ser lidas na história, mas aqui há sinais de futuro, que mostra que não estamos condenados à repetição, pois isso não é fidelidade à tradição.
       Da Evangelii Gaudium marcou-me isto, a capacidade de "descer" ao concreto sem perder, por outro lado, a visão de conjunto. As páginas que eu gostei mais são aquelas que falam do bem comum e tratam da concretização da Doutrina Social da Igreja. Ali há grandes critérios de discernimento, para não fazer da Igreja nem uma empresa nem um grupinho de amigos, mas uma instância de comunidade universal, que sabe avaliar e ter critérios de decisão. Os critérios que ali aparecem são realmente de  
        Na Arquidiocese de Braga estamos a celebrar um ano dedicado à Liturgia. Que sugestões aponta para tornarmos a liturgia mais bela e mais atraente para os fiéis?

É preciso reflectir primeiramente sobre o que é a beleza. A beleza é a síntese da unidade, da verdade e do bem. Podemos ficar apenas na beleza formal, um pouco saudosista de uma beleza antiga... a beleza é uma linguagem e precisa dela.  Qual é a que hoje fala? A liturgia é a celebração do Povo e o Povo em celebração: importa portanto recuperar o sentido do sagrado, que está para lá dos formalismos e dos rituais. Encontrar a linguagem que faz com que a liturgia não apenas celebre mas comunique a verdade e envolva na espiritualidade, que seja veículo de vida teológica. Se não, torna-se um "teatro sagrado". E pode haver muito essa tentação: das roupagens, das luzes, das vestes, dos incensos, que tem o seu lugar, claro, mas que se torna perigoso cedendo à tentação de copiar modelos que já não são da nossa época. O modelo da nossa época, penso, será o da liturgia simples, comunicativa, austera, marcada pela música sacra – no sentido de música que faz rezar – sem preconceitos de classe que por vezes introduzimos, o "nosso" sagrado ligado a outras épocas. Temos de ver como é que hoje a juventude encontra o sagrado! E a liturgia tem de ser envolvente, simples na beleza que fala, na alegria que desperta, na comunhão que alimenta, na missão que, sem medo, envia o cristão ao mundo. Essencial para quebrar o individualismo – a liturgia é comunitária – na luz dos conteúdos. O formalismo é enganador, não tem consequências fora das portas da igreja. A liturgia tem de ter consequências pastorais! A sua beleza vem da riqueza do conteúdo, da comunicação que gera paz e libertação, a capacidade de congregar a todos num só Corpo. Toda a liturgia é eucarística, tudo vem da Eucaristia e tudo leva à Eucaristia. Isto não quer dizer que se celebre apenas a Missa, há outras formas litúrgicas, até fora das Igrejas, mas são sempre eucarísticas – são sempre para formar o Corpo de Cristo e o testemunhar.

Livro: "Sobre a Felicidade, sobre o Amor" de Teilhard de Chardin
Filme: "O Fiel Jardineiro"
Personagem: Pai
Lugar: Praia do Baleal
Gastronomia: Alcachofras e queijo
Clube: Sporting
Música: Jazz, Bossa-Nova
de recasados. derar tudo o mesmo directas. Nilidade de acompanhar os seus filhos na catequese. Istspero que acabe atitude. Faz-

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António