Europa unida pela vida - Por cada “Um de Nós”

ISILDA PEGADO | Voz da Verdade | 2014.04.13
Está a nascer a primeira Federação Europeia de movimentos que defendem a Vida e a Família.
A partir da Iniciativa Europeia de Cidadãos "One of Us", que recolheu dois milhões de adesões até ao final de Outubro passado, está em marcha um vivo e bem sustentado Movimento a favor da constituição de uma Federação Europeia.



Nos encontros em que, desde há dois anos, temos participado é cada vez mais clara esta unidade que parte da consciência dos problemas que estão a surgir no Velho Continente – Europa. As diferentes delegações nacionais relatam o drama do aborto que se vive em cada cidade, o combate travado contra a cultura dominante que elimina o Homem, e a Família é abalroada por sucessivas leis.
Parece que todos vivemos as mesmas dificuldades. E por isso também a grande adesão à Iniciativa "One of Us".
A Iniciativa de Cidadãos está agora na Comissão Europeia em fase de audição. Após o que, será formalmente admitida em todos os órgãos da União Europeia.
Mas simultaneamente, há um Povo que nasce daquela Iniciativa, se juntou por um objectivo e percebe que não pode parar este "comboio em marcha".
As redes de contactos humanos multiplicaram-se. As "marchas pela Vida e Família" são uma constante em diferentes cidades europeias. A troca de textos e de argumentos tornou-se uma prática. E o afecto humano também nos acompanha. Sabemos os nomes uns dos outros.
Falta agora formalizar a Federação Europeia. Os estatutos estão feitos. Terá sede em Bruxelas e naturalmente que a sua incidência será em larga medida sobre a actividade legislativa que na União Europeia se desenvolve. Isto é, há claramente uma atenção política às questões da defesa da Vida e da Família no Parlamento Europeu. A Federação Europeia terá uma comissão executiva cujos membros hão-de representar as diferentes realidades geográficas da Europa.
De 8 a 10 de Abril, o Parlamento Europeu agendou a "Semana da Vida", que culminou no dia 10 com um grande encontro de responsáveis nacionais de Movimentos Pró-Vida e Deputados ao Parlamento Europeu.
O Homem confrontado com as questões que interpelam a sua natureza, o seu Ser, procura soluções, que respondam ao coração de uma forma verdadeira.
Vivemos num tempo de conflitos de direitos e deveres, de questões e respostas difíceis. A ciência e a técnica que tanto avançaram nos últimos anos proporcionam formas de vida com outros desafios. Porém, estes podem pôr em causa a própria humanidade? Aquela Verdade que responde ao Coração?
Estar envolvido numa amizade e companhia que nos ajuda a discernir, a encontrar caminhos, a aprofundar saberes, dá a cada um de nós a dimensão Universal a que sempre se aspira. Encontrar a resposta que sirva o Homem todo e não seja a mera soma de alguns (pseudo) Direitos, é hoje o nosso desafio.
Hoje, em Bruxelas, a ver nascer uma Federação Europeia para cada "Um de Nós", para o Homem.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António