Sexta-feira Santa: «Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, crucificaram-no a Ele e aos malfeitores

Sexta-feira Santa

«Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, crucificaram-no a Ele e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda» (Lc 23,33)

Ao contrário da árvore produtora de morte, 


Plantada no meio do Paraíso (Gn 3,3), 


Tu levaste aos ombros o madeiro da Cruz 


E carregaste-o até ao lugar do Gólgota. 



Conforta a minha alma, caída no pecado, 


Debaixo de carga tão pesada! 


Conforta-a, graças ao «jugo suave» 


E ao «fardo leve» da Cruz (Mt 11,30). 



À sexta-feira, às três horas, 


Dia em que o primeiro homem foi seduzido, 


Foste pregado na Cruz, Senhor, 


Ao mesmo tempo que o malfeitor e ladrão. 



As tuas mãos, que haviam criado a Terra, 


Estendeste sobre a Cruz, ao contrário 


Das de Adão e Eva, estendidas para a árvore 


Onde foram colher a morte. 



A mim, pecador como eles, e até muito mais 


Do que eles, perdoa, Senhor, os delitos, 


Como já a eles perdoaste na região 


Donde toda a esperança foi banida (1Ped 3,19). 



Tendo subido à Santa Cruz, 


Toda a transgressão humana apagaste 


E ao inimigo da natureza humana 


Nela cravaste para sempre. 



Fortalece-me sob a protecção 


Desse Santo Signo, sempre vencedor, 


E mal ele apareça a oriente (Mt 24,27.30) 


Ilumina-me com a sua luz! 



Ao ladrão que estava à tua direita 


Abriste as portas do Paraíso: 


Assim Te lembres de mim quando vieres 


Na realeza de teu Pai! (Mt 26,64) 



Assim eu próprio possa um dia 


Ouvir proclamar a sentença que faz exultar: 


«Hoje mesmo estarás comigo 


No jardim do Éden, tua primeira pátria!» (Lc 23,43; Gn 2,8)
São Narsés Snorhali (1102-1173), patriarca arménio
Jesus, Filho Unigénito do Pai, §§ 727-736; SC 203

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António