Traidores há muitos

José Luís Nunes Martins
ionline 2014.04.19
Parece que hoje só se acredita que as relações humanas são boas enquanto não houver um preço a pagar… todos querem o melhor sem ter de passar pelo pior.
Amar e respeitar, sim, mas apenas na saúde, não na doença… na alegria, mas não na tristeza… só se quer isso a que se chama amor enquanto significar prazer e conforto... caso contrário, e ao mínimo desagrado, põe-se logo tudo em causa... já não há vontade de construir futuro, e até o passado é visto com um desperdício de tempo, tendo em conta que foram frustradas as expectativas de uma vida de sonhos... e parte-se então em busca de melhor.
Hoje, se por um qualquer acaso se descose um botão num casaco, prefere-se deitá-lo fora e comprar outro, em vez de cuidar dele, ou de o aceitar assim, com essa sua imperfeição. Como se fossemos perfeitos e nada de imperfeito nos ficasse bem!
A traição supõe intimidade, só aqueles a quem abrimos o coração nos podem trair... atraiçoar é impedir o outro de ser o que é, através de um gesto feito a partir de dentro de uma relação de confiança.
Boa parte dos sofrimentos envolve uma dor adicional... sermos confrontados com a verdade cruel de que muitos daqueles com quem contávamos, afinal, nem sempre estão presentes... não são quem julgamos. São... infiéis. 
O traidor divide-se em dois. O que era - ou o que acreditávamos ser - e o que é. Deixa de ser digno da nossa confiança. Torna-se uma perda... que nos faz sangrar.
Tentemos perdoar quem nos trai, tentemos não trair quem nos perdoa.
Não há amor sem perdão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António