Papa Francisco visitou local do Batismo de Jesus e rezou pela conversão de quem alimenta a guerra


SNPC | 24.05.14
«Peço a Deus omnipotente e misericordioso que nos ensine a todos a caminhar na Sua presença com a alma e com os pés descalços, e o coração aberto à misericórdia divina e ao amor pelos irmãos. Assim Deus será tudo em todos e reinará a paz. Obrigado por oferecerem à humanidade este lugar de testemunho. Francisco 24.5.14».
Foram estas algumas das palavras que o papa Francisco escreveu este sábado no livro de honra do santuário que se ergue no local do Batismo de Jesus, na Jordânia, ao concluir uma breve visita privada a Betânia Além do Jordão, relata a Rádio Vaticano.
Antes, Francisco chegou ao local do Batismo descrito nos Evangelhos, identificado pelo arqueólogo padre Michele Piccirillo, a bordo de um carro elétrico conduzido pelo rei Abdullah, da Jordânia, pela rainha Rania e pelo príncipe Ghazi, além de uma pequena comitiva.
Depois de ter chegado à piscina natural, Francisco tocou na água do rio Jordão, levou a mão molhada à fronte e ficou alguns minutos em oração, de pé e em silêncio. A seguir, o papa deslocou-se a uma zona sobrelevada sobre a margem do rio, tendo aqui terminado a visita com a mensagem no livro de honra.
O programa prosseguiu na igreja latina de Betânia Além do Jordão, onde Francisco se avistou com cerca de 600 pessoas, entre as quais refugiados sírios e jovens doentes e com deficiência. Durante a sua intervenção, o papa ergueu uma prece pela paz, nomeadamente na Síria.
«Deus converta os violentos! Deus converta aqueles que têm projetos de guerra! Deus converta aqueles que fabricam e vendam as armas, e reforce os corações e as mentes dos agentes de paz e os recompense com todas as bênçãos», pediu.
Dirigindo-se aos presentes, Francisco lançou-lhes um apelo: «Encoraja-vos a colaborar, com o vosso empenho e a vossa sensibilidade, para a construção de uma sociedade respeitosa dos mais frágeis, dos doentes, das crianças, dos idosos. Mesmo nas dificuldades da vida, sede sinal de esperança. Vós estais no coração de Deus».
Durante a manhã, o papa presidiu à primeira missa na Terra Santa (cf. "Artigos relacionados"), celebração de que mostramos, em vídeo, os momentos que antecederam o início, com a chegada de Francisco ao estádio de Amã.
No domingo, o papa despede-se da Jordânia, viaja de helicóptero para Belém, onde preside à missa na Praça da Manjedoura, e à tarde parte para Israel. Em Jerusalém tem um encontro privado com o patriarca ecuménico de Constantinopla, prevendo-se a assinatura de uma declaração conjunta (programa completo da viagem à Terra Santa nos "Artigos relacionados").
Missa no estádio de Amã

Visita ao local onde Jesus foi batizado e à margem do rio Jordão

Encontro com refugiados e jovens doentes e com deficiência
Rui Jorge Martins
© SNPC | 24.05.14

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António