Uma pontinha de inveja...

Aura Miguel RR online 15-08-2014 9:06


Francisco falou da liberdade para rejeitar o materialismo, na primeira missa celebrada para os coreanos.

De Samsung na mão e braço levantado, todos captam a chegada de Francisco; mas a presença física do Sucessor de Pedro é mais forte que a avançada tecnologia sul-coreana e os mais de 50 mil fiéis substituíram o telemóvel pelo lenço branco, causando um imenso mar ondulante de saudação e entusiasmo no estádio mundial de futebol de Daejeon. 

Na primeira missa celebrada para os coreanos, Francisco falou da verdadeira liberdade, capaz de rejeitar o fascínio das coisas materiais e a desenfreada competição que gera egoísmo e cultura de morte. O Papa também alertou para o desespero que cresce como um cancro no meio de sociedades exteriormente ricas, mas que, no seu interior, geram desespero e amargura. 

Em clima de silêncio quase absoluto, as palavras do Papa caíram como um bálsamo que se receita para curar feridas contemporâneas; receita para asiáticos e não só. 

Impressionante também – por oposição ao comportamento dos fiéis no Ocidente – o clima de respeito e devoção dos que, no início da missa tinham feito festa, mas que durante a eucaristia se recolheram, de mãos postas e total concentração, perante o sagrado. 

Depois do que vi, dei comigo a pensar na falta de frescura (para não dizer respeito) de tantas nossas celebrações, tão reveladora da postura com que cada um participa na missa e fiquei com uma pontinha de inveja desta certeza contagiante de fé que agora tantos milhares de coreanos, alegremente, são capazes de testemunhar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António