Remédio santo

ALBERTO GONÇALVES
DN 2014.10.19

Às primeiras chuvas, Lisboa desapareceu sob as águas. Às segundas chuvas também. Perante a maçada, o que fez o presidente da câmara? António Costa, encarregado da redenção nacional por alguma opinião publicada, passou imediatamente dos atos às palavras e explicou que "não existe solução" para as cheias na capital. Apenas apoiados em evidências e conhecimento de causa, engenheiros e especialistas afins surgiram logo a seguir com opinião contrária: as inundações são evitáveis se se tomarem as precauções necessárias, as quais por acaso são demoradas, caras e complicadas de transformar em propaganda eleitoral. Cabe-nos decidir se queremos confiar em cientistas ou no afamado autarca. Eu vou pelo autarca.
Confesso-me cansado dos políticos "habituais", aqueles que despejam promessas e respostas milagrosas em cima de todas as circunstâncias. Sentia-se a falta de um político como o dr. Costa, que de resto já passara a campanha das "primárias" do PS a evitar pronunciar-se sobre qualquer assunto. Na altura, muitos tomaram isto a título de estratégia ou calculismo, visto parecer impossível o dr. Costa, que até para desejar "Boa tarde!" se aconselhava com dezassete assessores, não ter um único palpite acerca do que quer que fosse. Estavam enganados: afinal o dr. Costa é mesmo desprovido de ideias e convicções, exceto a de que seria engraçado chegar a primeiro-ministro.
Por mim, anseio pelo radioso dia em que ele alcance o cargo e espalhe franqueza pelos temas do momento. A dívida pública? Não existe solução. A despesa do Estado? Não existe solução. A carga fiscal? Não existe solução. A fraca produtividade? Não existe solução. Os salários de miséria? Não existe solução. O desemprego? Não existe solução. A tendência inata dos socialistas para espatifar o dinheiro dos outros em "investimentos" portentosos? Não existe solução. A desvairada crença de que, à semelhança do apetite sexual dos hamsters, a economia se "estimula" por decreto? Não existe solução. A facilidade com que por cá se promovem rematados irresponsáveis ao estatuto de estadistas? Não existe solução. A ligeireza com que o bom povo se oferece às mãos dos "estadistas"? Não existe solução. Portugal? Existe o dr. Costa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António