Situação dos refugiados da Síria e do Iraque no Médio Oriente


O testemunho do Patriarca Greco-Melquita de Antioquia e de todo o Médio Oriente, Alexandria e Jerusalém
Desde o início de 2011, a guerra civil na Síria já ceifou a vida a mais de 150 mil pessoas e deu origem à maior crise humanitária dos nossos tempos. Mais de oito milhões de pessoas perderam as suas casas e estão refugiadas algures no país ou estão a viver em campos de refugiados no Líbano, na Jordânia, na Turquia ou em outros países da região. Os jihadistas do auto-proclamado "Estado Islâmico", que dominam vastos territórios entre a Síria e o Iraque, e que têm aterrorizado a presença da ancestral comunidade cristã na região, são hoje uma ameaça que exige uma resposta solidária do mundo inteiro. 
Para responder a todas estas questões, a Fundação AIS convidou o Patriarca D. Gregorios III Laham a visitar Portugal, o que irá ocorrer entre os dias 31 de Outubro e 3 de Novembro. Nesses dias, o prelado irá proferir diversas conferências em Lisboa e em Fátima, e também vai estar disponível para entrevistas aos Meios de Comunicação Social. Durante a presença do líder da Igreja Católica na Síria entre nós haverá ainda a celebração da Eucaristia dominical, dia 2 de Novembro, na Sé Patriarcal de Lisboa, presidida por D. Manuel Clemente, que será transmitida em directo pela TVI. 
Esta visita marca o início de uma campanha de sensibilização da Fundação AIS para a violência extrema que se está a verificar contra os Cristãos no Médio Oriente e que vai contar ainda com a presença em Portugal do Arcebispo D. Issam John Darwish, do Líbano, que irá participar na sessão de lançamento do Relatório de 2014 sobre a liberdade Religiosa no Mundo, dia 4 de Novembro, na Assembleia da República, em Lisboa
31 de Outubro, 17h00
Conferência do Patriarca Gregorios III Laham
"Situação dos refugiados da Síria e do Iraque no Médio Oriente"
Fundação Pro-Dignitate, Lisboa
1 de Novembro, 15h00 
Conferência do Patriarca Gregorios III Laham
"Situação dos refugiados da Síria e do Iraque no Médio Oriente"
Casa da Nossa Senhora do Carmo, Fátima
2 de Novembro, 11h00 
Missa na Sé de Lisboa presidida por D. Manuel Clemente 
Transmissão em directo pela TVI 
4 de Novembro, 17h00 
Conferência do Senhor Arcebispo Issam John Darwish 
"Liberdade religiosa no Líbano"
Lançamento do Relatório 2014 sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, 
Auditório da Assembleia da República

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António