APRESENTAÇÃO DO LIVRO “NASCEMOS E JAMAIS MORREREMOS” A 28 DE NOVEMBRO, 21H00, COLÉGIO SÃO JOÃO DE BRITO

A Editorial Apostolado da Oração lança na próxima sexta-feira, dia 28 de Novembro, o livro "Nascemos e Jamais Morreremos – Vida de Chiara Corbella Petrillo", da autoria de Simone Troisi e Cristiana Paccini.

A obra é apresentada por Laurinda Alves, pelas 21h00, no auditório do Colégio S. João de Brito, em Lisboa e conta com presença dos autores. Na sessão, estará também o marido e o filho da protagonista, Enrico e Francesco, respectivamente.
Venha conhecer a extraordinária história de um jovem casal que viveu o casamento como uma vocação plena e fez das dificuldades um caminho para o amadurecimento no amor, convictos de que «o importante na vida não é fazer grandes coisas, mas nascer e deixar-se amar», como dizia Chiara.
Chiara Corbella Petrillo – a protagonista
Nasceu em Roma, a 9 de Janeiro de 1984. Cresceu no seio de uma família católica. Em 2002, conheceu Enrico Petrillo durante uma peregrinação ao santuário mariano de Medjugorje (Bósnia- Herzegovina). Após um período de namoro conturbado pelo medo de uma entrega total um ao outro, sem máscaras ou defesas, Chiara e Enrico descobrem a sua vocação matrimonial. Casaram a 21 de Setembro de 2008.
Ainda durante o namoro, houve um tempo difícil de separação que serviu para Chiara treinar a espera orante, para perceber se Enrico fazia parte do projecto de Deus para ela. Aprendeu a confar que, se a relação dos dois era uma porta aberta por Ele, então Enrico não a poderia fechar.
Em 10 de Junho de 2009 nasceu a primeira filha do casal – Maria Grazia Letizia, que faleceu poucos minutos depois do nascimento. Ainda durante a gravidez, Chiara e o marido sabiam que a bebé sofria de uma malformação congénita incompatível com a vida pós-parto. Mesmo assim, o casal decidiu acolher aquela filha como um dom de Deus e levar a gravidez até ao fm.
Sensivelmente um ano depois, nasceu o segundo filho de Chiara e Enrico. Também Davide Giovanni nasceu com várias malformações congénitas, tendo morrido pouco minutos após o nascimento. Também desta vez, de modo consciente, o casal decidiu levar a gravidez até ao fm, recebendo o filho tal como Deus lho deu e entregando- Lho como o tinha recebido.
Apesar das dificuldades, Chiara não desistiu da maternidade. Poucos meses depois, surge a terceira gravidez. Desta vez, uma criança saudável. No entanto, com a alegria de uma nova vida veio também a descoberta de uma doença oncológica. A poucos meses de gravidez, os médicos diagnosticaram um cancro na língua a Chiara, cujo tratamento punha em causa a sobrevivência do filho. Por isso, Chiara adiou os tratamentos mais agressivos até as nascimento de Francesco, em 30 de Maio de 2011. Os tratamentos subsequentes ao parto já não revelaram eficazes para lhe salvar a vida. Chiara enfrentou a doença e o sofrimento sempre com grande serenidade, esperança e alegria por ter feito tudo quanto entendia necessário para proteger a vida do filho. Morreu a 13 de Junho de 2012, com 28 anos, sensivelmente um ano depois de conhecer Francesco, o filho por quem sacrificou a sua vida.
O livro
O livro é escrito por um casal amigo dos Petrillo, Simoni Troisi e Cristiana Paccini, que partilhou intimamente todas as vivências de Chiara e Enrico. A desconcertante história de vida de Chiara tornou-se bastante conhecida em Itália e rapidamente surgiram vários pedidos para que esta história fosse narrada em livro. Simoni e Cristani assumiram este desafio, com o incentivo de Enrico e de outros amigos próximos de Chiara.
"Siamo nat e non moriremo mai più – storia di Chiara Corbella Petrillo" foi lançado em Junho de 2013 e rapidamente se tornou um fenómeno de vendas, tendo atingido a 9.a edição em Fevereiro de 2014.
O título" "Nascemos e jamais morreremos"
O título pretende traduzir a força do original italiano, que manifesta a convicção de Chiara e Enrico de que todos nascemos para a vida e não para a morte. Não sendo uma frase de Chiara, é a sua imagem em palavras. A frase, pronunciada por um doente de cancro, foi adoptada por Enrico como lema de vida.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António