Perseguição religiosa no Paquistão, tema em debate na conferência de Paul Bhatti, sexta-feira, em Lisboa

Paul Bhatti, médico e activista dos direitos humanos, estará em Lisboa, na próxima sexta-feira, para participar no “Meeting Lisboa”, um evento multidisciplinar subordinado ao tema da felicidade e da vida, e que terá lugar no Centro Cultural de Belém. 
A presença de Paul Bhatti é particularmente significativa para a Fundação AIS, parceira deste evento, pois este antigo ministro para as minorias religiosas do Paquistão continuou a obra interrompida pelo assassinato do seu irmão, Shabbaz Bhatti, em 2011, numa altura em que este erguia a sua voz em favor das minorias religiosas no seu país, nomeadamente os Cristãos, e defendia particularmente Asia Bibi, uma mulher cristã condenada à morte injustamente pelo crime de blasfémia.
Desde então, o trabalho desenvolvido por este médico tem sido particularmente relevante no que diz respeito ao diálogo multicultural e à defesa dos marginalizados e das minorias religiosas. 
Esta é uma questão muito actual na sociedade paquistanesa. Recorde-se que, ainda no passado domingo, dia 15, dois atentados bombistas contra igrejas cristãs na cidade de Lahore, no Paquistão, provocaram pelo menos 14 mortos e mais de 70 feridos, gerando uma onda de indignação em muitos sectores da sociedade e um forte apelo à paz pelo Papa Francisco. 
Nesse domingo, na oração do Angelus, o Papa lamentou mais estas mortes e pediu “que esta perseguição contra os Cristãos, que o mundo tenta esconder, acabe e que haja paz”. 
Paul Bhatti vai participar num painel, na próxima sexta-feira, às 19h30, subordinado ao tema: “Grande para Amar, Forte para Lutar”, que terá a participação do Padre David Sampaio Barbosa, presidente da Fundação AIS em Portugal, e será moderado pela jornalista Aura Miguel, da Rádio Renascença.
O “Meeting Lisboa” que se prolongará até domingo, dia 29, contará ainda com a participação de músicos, artistas plásticos, investigadores, médicos, professores e escritores, sendo de destacar, entre outros, a presença de Rui Vieira Nery, José Manuel Fernandes, Miguel Araújo, Afonso Reis Cabral, Elvira Fortunato e de Henrique Leitão, galardoado com o Prémio Pessoa 2014.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António