O cristianismo é vida, também na Universidade

O cristianismo não é apenas uma mensagem informativa, mas performativa (recordava o papa Bento XVI na encíclica Spe salvi). Isto significa que desde sempre a fé cristã não pode ser fechada no mundo abstracto das teorias, mas deve descer a uma experiência histórica concreta que alcance o homem na verdade mais profunda da sua existência.
Ontem, isto concretizou-se de uma maneira muito real na minha Faculdade: um grupo de alunos católicos, agendou e fez aprovar em Assembleia Geral da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Agronomia os Estatutos do Núcleo de Estudantes Católicos. 
Que diferença faz haver ou não um Núcleo de Estudantes Católicos?
Diz o Cardeal Angelo Scola, Patriarca de Veneza: A Universidade é uma comunidade de homens e mulheres: trai a sua natureza quando se considera como uma simples soma de individualidades. A Universidade não é a "casa" dos autodidactas. É um consórcio de "mestres e discípulos" - communitas docentium et studentium: era assim a definição medieval da Universidade - de homens e mulheres livres que, em conjunto - na investigação, no ensino e no estudo - procuram o dom da verdade. 
É esta dimensão comunitária da vida universitária que é melhor conseguida pela existência de um lugar - o Núcleo de Estudantes Católicos onde cada um sabe que vai encontrar companheiros de caminho.
Bem haja, pois, a todos os meus alunos que se envolveram na criação do NEC!
Pedro Aguiar Pinto

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António