O TEMPO COMO O VENTO

José Luís Nunes Martins
Facebook, 2015.05.30

As horas e os anos sopram apagando as paixões superficiais, ao mesmo tempo que avivam e incendeiam o fogo das mais profundas. Aquilo que é leve levanta voo como se fosse importante e, pouco depois, com o passar do tempo desaparece… Ao que é sólido, o tempo revela-o à medida que se vão perdendo as superficialidades que lhe escondem os contornos. A verdade está, quase sempre, sob um manto sujo... 
.
Somos como pedras. Mais pequenas ou maiores, grãos de areia ou rochedos. A proximidade é mais importante do que o tamanho. O mais pequeno grão de areia, se estiver próximo, é maior do que uma montanha ao longe. Até porque uma montanha ao longe é um mero grão de areia… e um grão de areia é sempre um quase nada.
.
Importa estar atento ao outro, cuidar do que nele se mantém tanto quanto do que se modifica, celebrando o que de bom não se altera, tanto quanto aquilo que nele muda para melhor… tolerando o mal que teima em ficar, tanto quanto aquilo que se deteriora…
.
É preciso ter um enorme cuidado com as pequenas oscilações e rotinas, uma vez que conseguem, quase sempre, o que parece impossível ao início: de forma calma e subtil destroem o que é sólido. Muitas vezes, quando damos conta do estrago, já é estrago de mais.
.
A verdade é que com o passar do tempo, se nada for feito, qualquer situação tende para a desordem. Há que estar atento e a cada dia corrigir este desleixo do tempo.
.
Por mais que o tempo passe, há coisas em que parece não tocar… As aparências mudam, mas até no rosto humano há traços e proporções que se mantém sempre… é nesses, e só nesses, que reside a verdadeira beleza, a essência que transparece de forma simples e subtil por entre as ilusões do instante.
.
O tempo, como um vento, sopra e insufla o interior dos que sabem onde devem ir.
.
Há pessoas que têm o céu todo no coração. É verdade que a sua grandeza e força não são evidentes… Mas também nunca ninguém viu o vento, o tempo ou o amor… apenas se pode ver o que eles fazem. 
José Luís Nunes Martins
30 de maio de 2015
Ilustração de Carlos Ribeiro

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António