O Maior Amor

Pedro Madeira Rodrigues
12/6/15

Tive o privilégio de voltar a contemplar o Santo Sudário na Catedral de Turim, onde está desde 1562. Trata-se apenas da 19ª exposição publica desta que é a mais célebre relíquia da história e que desde 1983 é pertença da Santa Sé.
São muitos os que, como eu, acreditam que foi este tecido (oferecido por José de Arimateia) que cobriu o corpo de Cristo após a sua morte. No mínimo, trata-se de uma fraude muito bem montada, recorrendo a técnicas de impressão ainda hoje irreplicáveis, juntando pólens da zona de Jerusalem, antecipando a inovação da fotografia (o negativo desta mostra com muito maior nitidez a imagem) e em todos os pormenores coerente com a descrição nos evangelhos dos ferimentos de Jesus na sua Paixão.
São muitos os estudos científicos já feitos, sendo que a Igreja Católica não emitiu opinião acerca da autenticidade desta relíquia. Os três ultimos Papas estão particularmente ligados ao Santo Sudário e têm vindo venerá-lo.  O Papa Francisco estará em Turim nos próximos dias 21 e 22 para rezar diante do Sudário e aproveitará ainda para rezar no altar dedicado ao Beato Pier Giorgio Frassati (que deviamos dar como modelo aos nossos jovens) e encontrar-se com os Salesianos (a celebração do 2º centenário do nascimento de São João Basco foi o motivo principal desta exposição pública do Sudário).
O lema desta exposição é: O Maior Amor. Foi este amor que eu senti mais claramente ao ver as marcas do sofrimento de Jesus por nós e ainda as marcas dos pecados da humanidade e, em particular, dos meus. Senti-me comovido até às lágrimas por me lembrar até onde foi este Amor por nós e da nossa / minha incapacidade de responder.

A ligação do Santo Sudário ao sofrimento fez-me rezar em particular pelos doentes (a quem ao lado dos jovens é dedicada esta exposição) e por tantos que hoje sofrem, com a certeza que Jesus os consola e nunca os abandonará. Lembrei-me em particular desta querida família Aguiar Pinto que esta semana está em festa com os 60 anos do Pedro, para que continue sempre a ser um exemplo para todos.
PS Quem ainda puder dar um salto a Turim até dia 24 não hesite - vale mesmo muito a pena:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António