Elogio de Rui Tavares

JOÃO MIGUEL TAVARES Público 11/08/2015

Rui Tavares não fala da direita a partir de uma posição de superioridade moral, o que o transforma num caso raríssimo entre a esquerda portuguesa.
Como facilmente se imagina, eu estou mais vezes em desacordo do que em acordo com os textos que Rui Tavares publica nesta página. Mas, por uma vez, sinto-me obrigado a trocar habituais críticas por inabituais elogios. A razão é esta: Rui Tavares lançou recentemente pela editora Tinta-da-China um pequeno livro intitulado Esquerda e Direita — Guia histórico para o século XXI. E aquilo que ele faz nesse trabalho é tão raro que deve ser devidamente celebrado. Em bom rigor, não é bem o que ele faz — é mais o que ele não faz. E o que ele não faz é isto: ele não fala da direita a partir de uma posição de superioridade moral, o que o transforma num caso raríssimo entre a esquerda portuguesa.
À primeira vista, isto pode parecer pouco, mas é imenso, até por ser tão insólito. Para alguém, como eu, que costuma escrever e debater a partir do campo da direita, posso garantir-vos que é quase impossível encontrar um interlocutor à minha esquerda que não ache que a defesa das suas causas é não só politicamente superior, mas também moralmente superior à defesa das causas da direita. Ora, no seu novo livro, Rui Tavares escreve, preto no branco: “Embora não haja equivalência perfeita entre esquerda e direita, também não há uma superioridade moral nem razões históricas para a reivindicação de um qualquer absolutismo de uma sobre outra.” Esta afirmação, embora devesse ser uma constatação óbvia para alguém que tenha lido dois livros sobre a História do século XX, é, na verdade, muito incomum. Tão incomum, que me senti obrigado a escrever uma crónica inteira apenas para lhe dizer “bravo”.
É que não se trata, de todo, de uma questão menor. Tanto em termos mais abstractos, tendo em conta os valores que cada campo defende, como em termos mais concretos, relacionados com o bom funcionamento da democracia portuguesa, colocar esquerda e direita no mesmo plano de dignidade ideológica e democrática é ainda uma enorme dificuldade para a maior parte da esquerda pós-25 de Abril — até por nós estarmos a viver hoje, de novo, um tempo politicamente extremado. Aliás, o facto de o PS nunca se ter conseguido coligar com a sua esquerda em 41 anos de democracia tem exactamente a ver com isto: o PCP ou o Bloco não reivindicam apenas a sua superioridade política sobre os outros partidos — o que seria natural — mas também a sua superioridade moral. Ou seja, não se trata apenas de defender a mais elevada qualidade das suas propostas — que é a posição habitual da direita em relação à esquerda —, mas de defender e estar absolutamente convencido da maior decência das suas propostas.
Há razões para isso, claro. Desde logo, porque o valor da igualdade é mais dado a cartadas morais do que o valor da liberdade, na medida em que tem uma relação mais próxima com as condições de vida das pessoas e com a luta contra a injustiça social. A defesa da liberdade e do mérito individual, típica da direita, exige percorrer mais quilómetros até se reflectir no bem-estar comum — exige, digamos assim, mais paciência, maior elaboração e uma certa fé na “mão invisível”. Daí o enorme mérito de Rui Tavares em valorizar a importância da coabitação entre esquerda e direita, assumindo que a dinâmica entre os dois campos é essencial em qualquer sociedade democrática. Escreve ele: “Não se trata de substituir o discutível pelo indiscutível. Pelo contrário. O discutível, sempre o discutível, é que nos há-de guiar.” Amanhã, voltaremos a discutir. Por hoje, um grande aplauso para ele.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António