Aqueles gajos

JOÃO TABORDA DA GAMA
DN 2015.10.02

À minha volta é só gente de esquerda, não tanta como a minha mãe gostaria, é certo, mas claramente a maioria da família, colegas e amigos. E vivo muito bem com isso, boas companhias, mesmo nas campanhas.
Volta e meia, como aconteceu no sábado, um amigo, dos verdadeiros, pergunta "como é que tu consegues apoiar aqueles gajos?", com ênfase no tu e no aqueles. Gajos é a coligação. Quem diz "os gajos" não gosta mas respeita-os, quem diz "estes gajos" não gosta mas vai votar neles, mas quem diz "aqueles gajos"... despreza-os.
Como é que consigo apoiar aqueles gajos? Assim de repente: aqueles gajos foram os gajos que fizeram a lei dos compromissos, que reduziram os tempos de pagamento do Estado e dos municípios às empresas, que criaram um mecanismo para evitar a falência de municípios, que criaram as condições para que os municípios reduzissem a sua dívida, o que são transformações profundas também de um ponto de vista da relação entre Estado e cidadãos, desde logo por incutirem aquela ideia esquecida de que as obrigações são para cumprir; foram aqueles gajos que não se meteram no BES, não que eu concorde com todas as decisões, mas não se meteram e isso é uma escolha que os distingue de outros gajos; foram aqueles gajos que reformaram o arrendamento, depois de tantas falsas partidas; foram aqueles gajos que puseram ordem nas fundações privadas (para o que havia de dar a esses perigosos liberais...); foram aqueles gajos que fomentaram o turismo, com campanhas inteligentes, que regularam o alojamento local; foram aqueles gajos que estimularam um bom empreendedorismo (que devia ser ainda menos dependente do Estado); foram aqueles gajos que baixaram o preço do gás natural, que modernizaram o regime elétrico português com as regras do autoconsumo e da pequena produção, passos pouco visíveis mas que abrem o caminho à revolução que aí vem da produção distribuída.
Claro que aqueles gajos não fizeram tudo bem, das confusões na justiça ao empurrar com a barriga do problema da dívida do setor empresarial do Estado. Mas já alguns gajos fizeram tudo bem?
Ah, e já me esquecia, foram aqueles gajos que cumpriram o programa da troika, foram aqueles gajos que não precisaram de segundo resgate nem de programa cautelar. E foram aqueles gajos que, depois de tudo isto, puseram o país a crescer e a confiança das pessoas e das empresas a subir. Como se diz no futebol, metade do trabalho está feito. Na segunda parte vai ser preciso fazer o dinheiro chegar ao bolso das famílias. A segunda parte vai ser menos dura, mas muito difícil. Que gajos queremos ver em campo, aqueles ou outros?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António