Sair do euro é apenas fugir ao euro

JOÃO MIGUEL TAVARES Público 08/09/2016

Sair do projecto europeu é assumir a nossa absoluta menoridade. Antes outra década perdida dentro do euro do que uma década supostamente ganha fora dele.

Só há dois tipos de profissionais que defendem a saída de Portugal do euro: economistas ou políticos de esquerda. Os economistas porque não têm de se preocupar em demasia com o impacto dos seus modelos no bem-estar das populações. Os políticos de esquerda porque não têm forma de compatibilizar as suas convicções ideológicas com as regras da União Europeia. É por isso que Francisco Louçã se tornou um dedicado apóstolo da saída da moeda única (“o euro não tem salvação”) e o PCP incluiu a saída do euro no seu programa eleitoral. E é também por isso que Joseph E. Stiglitz, que no final deste mês vai publicar em Portugal o seu novo e badalado O Euro: Como uma moeda comum ameaça o futuro da Europa, anda por aí a dar entrevistas a aconselhar-nos a regressar ao velho escudo. “Ficar é mais custoso do que sair”, diz ele, que é americano e não tem de ficar por cá a testar a veracidade das suas afirmações.
É evidente que Stiglitz, Louçã ou o próprio PCP têm razão em inúmeras críticas que são feitas à construção do euro. Mas às vezes convinha que a Política e a Economia fossem temperadas por um bocadinho de História. Porque até parece que Portugal era o motor da Europa e um país economicamente pujante até ao malfadado dia em que se lembrou de aderir à moeda única. Vou contar-vos um segredo: não era. Estávamos impreparados para o euro? Sim, estávamos. Mas o euro não é a causa da nossa impreparação. Tenho imensas dificuldades em aceitar que todos os nossos problemas económicos sejam hoje atribuídos ao terrível euro e às imposições alemãs. Por uma razão muito simples e facilmente comprovável: a História de Portugal é um vasto estendal de crises e de falências, que vão muito para além do tetra-tetravô do senhor Jean Monnet e da tetra-tetravó da senhora Angela Merkel.
Alguém me indique, por favor, quando é que Portugal foi um país com finanças sãs, orçamentos equilibrados e com um superavit na balança comercial desde que D. Pedro derrotou D. Miguel, para não ir mais atrás. A resposta é: nunca. O único que pôs as contas em ordem foi António de Oliveira Salazar, cujo regresso eu dispenso, e pagando o preço do país “pobrete mas alegrete”. Não sei se alguém está interessado em transformar Portugal na Venezuela da Europa, para podermos voltar a competir internacionalmente com baixos salários e endireitar as contas do Estado através da impressão de moeda e da promoção de uma inflação de dois dígitos. Lembrem-se: cortar salários em 10% é inconstitucional, mas desvalorizar salários em 20 ou 30% já não é. Eu faço hoje 43 anos (podem dar-me os parabéns) mas ainda me lembro muito bem do início dos anos 80.
Sair do euro é apenas fugir ao euro. Toda a gente fala da “década perdida” como se ela fosse a primeira da nossa história, ou como se não existissem outros países do mundo com décadas perdidas, mesmo com capacidade para imprimir moeda (o Japão, desde logo). Aquilo que o euro não nos permite, de facto, é mascarar as nossas fragilidades como antigamente – o euro exige a adopção de políticas mais corajosas do que telefonar para a Casa da Moeda a mandar ligar as rotativas. A afirmação de Portugal na Europa é um sonho antigo, que demorou e custou a concretizar. E é um sonho que vai muito para além da sua dimensão económica. Sair do projecto europeu é assumir a nossa absoluta menoridade. Antes outra década perdida dentro do euro do que uma década supostamente ganha fora dele. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António