Louvado seja Deus

O meu pai achava muita graça quando o provável perdedor saía a ganhar. Tivemos uma experiência destas há precisamente 4 meses, quando a selecção portuguesa ganhou à França em casa, na final do Campeonato da Europa no dia 10 de Julho. Os franceses eram mais fortes, mais qualificados, jogavam num contexto mais favorável num estádio e envolvente de grande familiaridade. Mesmo assim, viram necessária uma jogada suja para aniquilar o maior asset do adversário para garantir o resultado. E mesmo asim, foram os 'pobres' portugueses, que levam a sua vida como 'porteiras, mulheres as dias, mecânicos...' que acabaram por festejar uma vitória imprevisível, mas justa. O choque foi de tal ordem que correu pelas redes sociais um movimento a reivindicar a repetição do jogo e de desafio às regras da FIFA. Mas as regras são e sempre foram assim. Na final, quem ganha o jogo, ganha o campeonato.

Esta comparação não me parece desadequada, porque nos dias de hoje, a política parece ter descido ao nível competitivo do futebol e o futebol parece ter subido à importância da política e da identidade nacional.  A campanha americana foi de tal maneira venenosa que, ou tomamos todos um antídoto ou vivemos na ressaca. 

Graças a Deus os dois candidatos parecem estar já no bom caminho, pelo que vimos dos seus discursos de vitória e de cedência. Sigamos o seu exemplo, porque por mais estátuas da liberdade envergonhadas que passeiem pelas redes sociais, não haverá maior sinal de que a Liberdade ainda existe nos Estados Unidos, do que a eleição do Trump. Apesar da caricatura horripilante que foi feita dele e dos seus apoiantes, os americanos escolheram-no debaixo do dedo apontado dos media e do mundo inteiro, enquanto os chamavam de burros e desprezíveis.



Dear Liberty, there is nothing to be ashamed of

É que os muros que o Trump ameaçou não são os únicos que existem, mas são os únicos que se vêem. É bom percebermos isto enquanto festejámos ontem o aniversário da queda do muro de Berlim. Dizia-nos o Evangelho na passada 2ª feira, "É inevitável que haja escândalos mais ai daquele que os provoca" (Lc 17, 1-6). Os media provocaram-nos e bem, e nós todos entrámos na euforia da partilha, e agora acordar é mais difícil pela divisão que todos salientámos e aumentámos. Usámos pedras para atirar uns aos outros e para construir muros de divisão, agora chegou momento de usá-las para construir pontes.

O meu pai adorava a imprevisibilidade, porque esta lembra-nos que não controlamos o que acontece e essa é a pedagogia de Jesus. A fecundidade do imprevisto reside na consciência que ganhamos de que somos de tal maneira necessitados que a única esperança que prevalece, não é a da vitória, mas a da Misericórdia. O pai como professor, gostava de aprender estas lições. As eleições americanas foram uma fantástica lição de proporções globais. Louvado seja Deus. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António