Com a família numerosa europeia do ano

WWW.JULIA.PT    01.05.2018


Respeito. Olhei Inês com respeito durante toda a produção. Ao anoitecer, recebi uma mensagem dela. Inês tinha-se apercebido do meu desconforto em envolver os seus quatro filhos, em especial o Pedro, nesta sessão fotográfica para o Dia da Mãe. Inês escreveu a dizer que os filhos tinham adorado a tarde com a Júlia. E que o Pedro estava super bem-disposto e tranquilo. Atenuei a aflição. Ficou só… o respeito pela generosidade e coragem desta família. A Família Numerosa Europeia do Ano!


Inês e Gonçalo são os pais de Gonçalo, 9 anos, Francisco, 8 anos, Pedro, 5 anos e Leonor, 2 anos.
O Pedro nasceu com uma doença genética rara e incapacitante, o que levou Inês a abandonar o seu trabalho para se tornar cuidadora informal. Um estatuto que existe. E ao mesmo tempo não existe (já lá vamos…).

A Confederação Europeia das Famílias Numerosas diz que a Europa “precisa dos valores que se vivem numa família numerosa: a generosidade, a solidariedade, a coragem, a compreensão”, e que “todas estas virtudes estão presentes na vida desta família”. Por isso, atribuiu em 2017 o prémio ‘Família Numerosa Europeia do Ano’ à família portuguesa Dias da Silva.

Inês começa por me contar como surgiu este Prémio.

LEIA O POST NA ÍNTEGRA AQUI

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António